0

Dá pra ganhar dinheiro com software livre?

A expressão software livre lhe faz pensar o que? Programas gratuitos, oras! Mas aí é que muitos se enganam. A diferença de softwares gratuitos (freeware) e softwares livres (open source) é que o primeiro é distribuído gratuitamente mas sem abertura do código-fonte, enquanto o último tem seu código-fonte aberto, podendo ser modificado, e obedecendo as 4 liberdades determinadas pela FSF (Free Software Foundation):

  • Liberdade 0: Executar o programa, para qualquer propósito;
  • Liberdade 1: Estudar como o programa funciona e adaptá-lo às suas necessidades;
  • Liberdade 2: Redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo;
  • Liberdade 3: Aperfeiçoar o programa e liberar seus aperfeiçoamentos, de modo que a comunidade toda se beneficie;
Em outras palavras, o software é considerado livre quando é possível acesso e liberdade de edição do código-fonte, independente de ser gratuito ou não. Se eu quiser desenvolver o software e vender o código-fonte, posso fazê-lo. Esse já seria um dos meios de ganhar dinheiro com software-livre.
Um exemplo disso são programadores de web sites, que fazem seus projetos muitas vezes usando CMS (plataformas prontas com código-fonte aberto), como o Joomla, Magento, PHP Nuke Wordpress. Evidentemente eles cobram por seus serviços.
Mas eu não sou programador e quero ganhar dinheiro com software livre. Eu posso? Sim, é só você se especializar em alguns deles e prestar consultoria. Não digo por exemplo mergulhar de cara no Linux, até porque é mais demorado de se aprender. Mas se você quer trabalhar pra empresas apresentando soluções nesse sistema operacional, é um mercado muito bom, especialmente por suas distribuições ser livres e apresentar melhor desempenho com hardwares limitados do que o Windows.
Poderá também estudar o BrOffice, um pacote Office completo. Você poderia oferecer soluções para empresas que utilizam o Microsoft Office por exemplo apresentando esse pacote. Poderia ganhar dinheiro implementando isso e dando treinamentos. Mas é preciso esclarecer as vantagens de se usar, como o não pagamento de licenças, fugir da pirataria etc. Explicar que o governo utiliza esse programa, reduzindo despesas.
Existem muitos outros programas pra se entender e quem sabe ganhar um dinheiro. É claro que há ainda mercados que estão engatinhando nessa área. Dificilmente um profissional de design ou ilustrador irá querer trocar o Photoshop ou Fireworks pelo Gimp ou o Corel Draw pelo Inkscape. E dificilmente um programador Delphi irá largar sua ferramenta proprietária para usar o Lázarus agora. Mas muita coisa avançou e o software livre é uma tendência e uma realidade cada vez mais presente.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...