0

Ubuntu Linux - Minha experiência

Ubuntu Linux

Linux! Essa palavra ainda assusta muitos usuários com conhecimentos básicos em informática. Afinal, a maioria de nós usa o computador para tarefas essenciais, como editar um texto, uma planilha, ler emails, navegar na internet, em especial nas redes sociais. Isso é um uso básico de um computador.
Não incluí os gamemaníacos, pois esses em geral possuem um conhecimento mais amplo de hardwares. Esses em especial tem a preferência pelo sistema operacional Windows, por ter mais portabilidade à jogos.
Mas nas tarefas básicas que descrevi no primeiro parágrafo, convenhamos: até mesmo do seu smartphone ou tablet rodando Android ou IOS é possível realizar essas tarefas. Aliás, sabia que o android é, a bem dizer um irmão do Linux, assim como o mac/os da Apple? Esses sistemas operacionais são derivados de um sistema operacional para servidor chamado Unix. Mas isso já soa técnico demais para esse post, e não é o propósito deste.
Eu sou técnico em informática há uns 15 anos, e tenho convivência com o Windows desde a versão 3.1 (bem jurássico). Aliás, eu já cheguei a operar máquinas com processador 286 com seus 4mb de memória ram usando apenas o MS-DOS (ou o hoje conhecido "prompt de comando" do Windows). Houve versões de Windows que me agradaram (95, XP e o Seven), mas outras que eu odiei. (Millenium e Vista). Justamente na época do Millenium resolvi conhecer melhor o Linux.
Eu já havia tido contato com o Linux desde o lançamento do Windows 98, mas eu achei demais para mim na época, pois era difícil até mesmo a instalação. Mas quando eu conheci o Kurumin Linux (que era uma versão brasileira do Carlos Morimoto, do Guia do Hardware), achei bem simpática e prática. Aí eu comecei a me empolgar e aprendi muito lendo tutoriais e com dicas de colegas.
O Kurumin Linux foi descontinuado por conta de outro projeto maduro, o Ubuntu. Eu tinha instalado esse sistema operacional em dual boot em minha máquina (rodando Ubuntu e Windows XP), e enquanto eu me acostumava com o Ubuntu e ainda usava o XP para outras tarefas.
Mas eu sempre pensava: como fazer no Linux o que eu faço no Windows? Aí eu me enveredava a pesquisar no Google, e sempre encontrava respostas, pois a comunidade sempre é atuante.
Então eu pensei comigo: "acho que tá na hora de desapegar do Windows e partir logo pro Ubuntu". Fiz isso e confesso que estou muito arrependido - arrependido de não ter tomado essa decisão antes. Hoje a instalação é bem mais simples, não precisa decorar códigos, pois assim como o Windows, o Ubuntu tem uma interface gráfica para que você possa executar os comandos com cliques. E além disso, é gratuito, com direito à suporte oficial e tem atualizações constantes.
No meu caso valeu à pena, mas cabe à cada um decidir. Caso você esteja indeciso, prepararei num futuro post como você pode instalar o Ubuntu em paralelo com o Windows sem precisar criar partição nem formatar seu computador. Ou seja, você vai adicionar o Linux em sua máquina sem alterar seu Windows!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...