No artigo anterior você conheceu o Revo Uninstaller, um eficiente desinstalador de programas sem deixar vestígios. Mas essa é só uma das funções dele. O Programa tem outras ferramentas muito úteis separada em dois grupos: otimização e limpador de rastros.
Clique no botão ferramentas e à direita terá menu com essas ferramentas. Veja que no grupo otimização temos três ferramentas (estou usando a versão 1.92):
- Gerenciador de autoinicializações: nessa seção você pode conferir quais programas estão iniciando com o Windows e desativar se for o caso ou até mesmo desinstalar. Interface mais intuitiva que o msconfig do Windows.
- Ferramentas do Windows: Numa janela só, você encontra as ferramentas nativas do Windows, como o desfragmentador de discos, restauração do sistema, serviços e outras ferramentas administrativas. Mais organizado que o painel de controle do Windows.
- Limpador de arquivo-lixo: Essa ferramenta faz uma varredura em seu sistema de arquivos temporários e outros que apenas tomam espaço no computador e exclui. Na barra de tarefas do Revo Uninstaller aparecerá os botões verificar e excluir para seu uso.
No grupo Limpador de rastros, encontramos:
- Limpador de navegadores: limpa histórico, cookies e outras evidências de navegação;
- Limpador do MS Office: Limpa o histórico dos arquivos usados por programas Office (Word, Excel, Access, Power Point e Front Page);
- Limpador do Windows: Efetua limpeza de registro e de arquivos no disco.
- Remoção de evidências: Quando você limpa a lixeira, saiba que seus arquivos não foram excluídos, apenas marcados para exclusão. Na prática: quando seu HD for enchendo e precisar de espaço, esses arquivos marcados para exclusão cederão espaço para arquivos novos a serem salvos no seu computador. E ainda pode ser possível recuperar esses arquivos com ferramentas próprias para isso como o Recuva. O Remoção de evidências irá atuar nesses arquivos que foram excluídos mas há evidências no HD de modo a ser impossível sua recuperação.
- Exclusão irreversível: Se você quer excluir sem passar pela lixeira, uma opção mais segura que Shift-Del é adicionar o arquivo a ser excluído nessa ferramenta e excluir permanentemente. Seu funcionamento é semelhante ao Remoção de evidências.
As duas últimas ferramentas de limpeza de rastro é muito útil para segurança de informações. Se você tem um computador e irá trocar o HD, por exemplo e desfazer do antigo, é uma ótima ferramenta para utilizar, porque mesmo formatado, os arquivos ainda seriam passíveis de recuperação usando somente as ferramentas nativas do Windows.
0 comentários:
Postar um comentário