0

Que linguagem de programação escolher para trabalhar?

O sonho de muita molecada é tornar-se programador de sitemas. Talvez é a profissão na área da informática que confere mais status e costuma remunerar melhor, além de uma recolocação quase imediata no mercado de trabalho. Imagine o mundo de hoje sem policiais, médicos ou programadores e técnicos! 
Inclusive um dos setores que continuou estável em recente crise econômica foi justamente o de TI. Mas voltando o assunto em específico, o que devo ponderar se quero aprender a programar?
Primeiro, qual o seu objetivo? Desenvolver aplicações client/server, para web ou celular? Pra qual sistema operacional? Mac, Windows, Linux? Não dá pra abraçar tudo de uma vez por enquanto. Até porque um programador precisa desenvolver outros conhecimentos, como funcionamento de banco de dados e como interligá-los à seu programa.
Se você quer fazer aplicações para computador (client/server), o Delphi pode ser uma boa opção. Muito popular em nosso país, você pode aprender muito pelos muitos sites e fóruns. A comunidade Delphi é bastante atuante em nosso país.
Se você quer desenvolver para diferentes sistemas operacionais, é melhor desenvolver numa linguagem multiplataforma. Com o Delphi você só conseguirá desenvolver aplicativos para o Windows, mas existe uma ferramenta para linguagem Pascal (Delphi Language) que você pode usar para desenvolver aplicativos para Windows, Linux e Mac: o Lazarus, que inclusive é opensource.
O Java também é multiplataforma, mas seu aprendizado é mais complexo. É muito importante entender conceitos de lógica de programação e orientação a objetos para um melhor aprendizado dela, embora esses conhecimentos sejam desejáveis para o aprendizado de qualquer linguagem de programação.
Para web, o PHP sem dúvida é o mais popular. Está presente na maioria dos servidores web pelo mundo, sem contar que é de fácil aprendizado e multiplataforma e compatível com diversos banco de dados. 
Outras linguagens também vem crescendo muito, como o Python e o Ruby on Rails, bem como o asp.net, que está há algum tempo no mercado. Faça uma pesquisa sobre cada uma delas e outras que não citei aqui e veja com qual se identifica.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...